Coisas de outros tempos

Depositório de imagens (e alguns textos) de coisas várias

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Companhia de Moçambique

A Companhia de Moçambique foi fundada em 1888, possuindo a soberania sobre uma boa parte do território deste país, numa concessão de 25 anos, pouco tempo depois alargada para o dobro.

Para além de encarregada de explorar o território, de construir vias de comunicação, quer se tratasse de linhas férreas ou de estradas, para além de escolas ou hospitais, esta empresa de cariz colonial ajudava à instalação de novos colonos e fornecia mão de obra à África do Sul.

Depois de se tornar numa sociedade, emitiu acções para o mercado bolsista, principalmente cotadas no estrangeiro, nas bolsas de Londres e Paris, e foi obrigada a manter sede em Lisboa e a possuir uma administração totalmente composta por portugueses, de entre os quais se contam Paiva de Andrada, João Serpa Pinto, Augusto de Castilho, Oliveira Martins, entre outros.

Como podemos observar, chegou a emitir moeda própria, sob a forma de libras esterlinas, em estreita ligação com o Banco da Beira. Muito mais informação sobre esta Companhia de Moçambique (e muitas imagens) pode ser encontrada neste blogue, de onde retirámos a que aqui consta.












Etiquetas: , ,

|