Coisas de outros tempos
quarta-feira, maio 11, 2005
Os primeiros selos portugueses
Os primeiros selos portugueses apresentavam o busto da rainha D. Maria II, de perfil, e foram colocados à venda a 1 de Julho de 1853, tendo neles inscritas as taxas de 5 e de 25 réis, sendo respectivamente castanho avermelhado e azul esverdeado. Um dia depois surgiu o selo de 100 réis, e vinte dias mais tarde o de 50 réis.
Mas antes de surgirem os selos postais já as cartas circulavam por todo o país com os portes assinalados com carimbos ou à mão, o qual era pago pelos destinatários em função do peso e da distância.
Este sistema tinha muitos inconvenientes, pelo que o primeiro selo foi criado a partir de uma decisão da Câmara dos Comuns, em Inglaterra, no ano de 1839, aparecendo neste país o mais famoso rectangulozinho de papel do mundo, que passou a ser conhecido como penny black, apresentando a efígie da rainha Vitória, impressa a preto sobre fundo branco, no valor de um penny, a partir de 1840.
Portugal foi o 45º Estado a realizar uma reforma postal, numa altura em que já tinham surgido os coleccionadores de selos, actividade que depressa se popularizou e que deu origem a uma especulação e a uma valorização desses pequenos objectos, alguns dos quais valerão hoje autênticas fortunas.
Aqui se mostram alguns dos primeiros selos portugueses, de D. Maria II a D. Pedro V e D. Luís I.