Coisas de outros tempos

Depositório de imagens (e alguns textos) de coisas várias

domingo, janeiro 22, 2006

Propaganda em Portugal 3


A utilização da propaganda em países neutrais no tempo da II Guerra Mundial destinava-se, por um lado, a influenciar a opinião pública desses países, mas sobretudo a minar a moral dos países inimigos.

Não é de estranhar, portanto, que surgissem inúmeras edições, sob a forma de folhetos, opúsculos, livros, publicados em português, tanto pela Alemanha nazi como pela Inglaterra. Mas houve igualmente edições italianas, norte-americanas e outras, se bem que em menor profusão.

Procurou-se, num país maioritariamente católico, influenciar a opinião pública face às perseguições religiosas na União Soviética, mas também relativamente à atitude das autoridades nazis para com a igreja. Deste modo, tanto surgiam panfletos de um lado como de outro a realçar este facto.

Por parte da Alemanha, pretendia-se exaltar o modo de vida do povo alemão sob a regência do nacional-socialismo, que se pretendia exemplar, exterminando doenças, criando condições excepcionais para o operariado, que eram mostrados de férias em Portugal, elogiando as infra-estruturas, como as auto-estradas, colocando em paralelo, por exemplo, as condições nos infantários alemães face aos soviéticos. Por parte dos ingleses, salientava-se a enorme capacidade de resistência e de produção na agricultura e no esforço de guerra sob terríveis provações, ou ainda a liberdade de expressão através da BBC internacional, que a propaganda alemã de imediato atacava, acusando-a de mentir.

Mas havia ainda quem, em Portugal, publicasse opúsculos favorecendo uma das partes beligerantes, sobretudo a alemã, para com a qual havia um notório favoritismo. Não é de estranhar, por isso, que surgissem diversas obras pró-nazis, e se constituíssem editoras destinadas a publicar tais documentos, como foi o caso das Edições Alma, para além do aparelho propagandístico e editorial das próprias embaixadas.
















































Etiquetas: , , , ,

|