Coisas de outros tempos
terça-feira, abril 19, 2005
Revistas de cinema 1: Imagem
Quase desaparecidas do mercado nos dias de hoje, em que praticamente só existem revistas sobre televisão e cinema no formato DVD, as revistas de cinema tiveram grande expansão no nosso país, sobretudo desde que o cinema ganhou uma enorme popularidade nos anos 20, e que tiveram eco em filmes portugueses como O Pai Tirano, de 1941, tendo participado na sua redacção alguns dos entusiastas desta forma de expressão artística, como foi o caso do escritor José Gomes Ferreira, que integrou a redacção de revistas como Kino e Imagem, a convite do realizador Chianca de Garcia.
A revista Imagem terá iniciado a sua publicação nos anos 20, muito embora não conseguisse ter encontrado referência na base de dados da Biblioteca Nacional a seu respeito, já que os resultados que se encontram on-line apenas se referem ao período pós-1935 (falha minha, não fiz uma investigação pessoal nesta instituição nem na Cinemateca Portuguesa).
Os números que aqui apresento datam já dos anos 30, sendo o número 73 de 13 de Dezembro de 1932, tendo como redactores principais Chianca de Garcia e José Gomes Ferreira, como administrador João de Sá e editor Francisco Bertrand, sendo propriedade da Soc. Publ. Cinematográficas Limitada, e impressa na Bertrand (Irmãos) Lda., em Lisboa. Os números de que aqui publico as capas são ainda o 84, de 28 de Junho de 1933, dedicado, na sua quase totalidade, ao filme A Canção de Lisboa, e o número 98, de 8 de Fevereiro de 1934. De grande formato (33,5 x 24,5 cm, aproximadamente), como muitas publicações periódicas deste tempo, nas suas capas figuravam grandes actrizes, em grandes planos, ou em poses provocantes, e nas suas páginas, profusamente ilustradas, dava-se destaque ao cinema americano, muito embora também surgissem artigos e magens de outras cinematografias.
Etiquetas: Cinema, Espectáculos, Imagem, Revistas