Coisas de outros tempos

Depositório de imagens (e alguns textos) de coisas várias

quarta-feira, março 16, 2005

A escrita «franceza»


O Methodo Calligraphico do Professor Pinto de Mesquita custava 40 reis em qualquer papelaria de Lisboa, e funcionava como um instrumento útil para aprender estilos de escrita, sobretudo para as meninas que, muitas vezes em casa, faziam a sua escola e aprendiam como se tocava piano. Usava-se, então a letra francêza (que aparecia ainda com a ortografia franceza ou francêsa), e dava-se algumas noções de organização de contabilidade, coisa com que as futuras donas de casa teriam que se haver, educadas que eram para esses fins e pouco mais, ou que alguns rapazes teriam que lidar em futuras profissões contabilísticas.

Mas antes instruía-se igualmente na posição correcta para escrever, onde se colocava os braços e as pernas, como se segurava na canneta, onde era mais correcto colocar o papel, o tinteiro e o mata-borrão, por onde se devia começar a desenhar a letra, como fazer traços finos e traços mais grossos.

E finalizava-se o Methodo com algumas lições de moral em francês, que o ou a aprendente deveria copiar para o caderno de linhas duplas, por exemplo, «C'ést le devoir de tous les enfants d'aimer et de respecter leurs parents et leurs supérieurs». Tempos em que a cultura francesa se impunha no nosso país e em que o inglês não possuía ainda a expressão que hoje tem.



Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com


Etiquetas: , ,

|