Coisas de outros tempos

Depositório de imagens (e alguns textos) de coisas várias

terça-feira, março 01, 2005

A «Illustração Portugueza»


O foto-jornalismo português ganhou projecção e alguma autonomia com a revista A Ilustração Portuguesa, que na sua segunda versão começou a ser publicada em 1906, nela se destacando o fotógrafo Joshua Benoliel, tendo Fernando Pessoa chegado a publicar aí alguns poemas, em 1922. Esta série diferenciou-se do modelo anterior, que copiava a Illustration Française, e na qual pudemos encontrar, na Internet, artigos sobre Raphael Bordallo Pinheiro, no número 65.

A influência da Arte Nova é aqui já notória, através de algumas das suas características gráficas, sobretudo molduras, agora mais modernas. A sua temática aborda diversos temas, desde a arte às cenas do quotidiano, ao mundo laboral, à política, ao desporto e - claro - aos fait-divers.

O número aqui apresentado é o 32, dessa segunda série, e está datado de 1 de Outubro de 1906, sendo nesta altura director Carlos Malheiro Dias. As suas dimensões aproximadas são de 29,7 x 20,5 cm.

Nos temas abordados encontramos um artigo sobre a vila de Alvito, sobre a actriz Juliana Santos, o poeta Alfredo Serrano, sobre os painéis de Carlos Reis para o Grande Hotel do Buçaco, anedotas relacionadas com D. João V, uma página com fotografia da escultura de Alípio Leite Barbosa «Um vendedor de jornaes», um artigo sobre Barjona de Freitas, fotografias da Câmara de Deputados durante um discurso de João Franco, e a relação dos Deputados eleitos a 19 de Agosto, com fotografias individuais, para além de uma fotografia na contracapa de Velo Club de Lisboa.


A 2ª página apresenta um talão para um concurso, publicidade a um produto para fazer crescer cabelos e barbas, e um outro anúncio, com fotografia, à garagem Peugeot, nos Restauradores.







Etiquetas: , ,

|