Coisas de outros tempos

Depositório de imagens (e alguns textos) de coisas várias

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Propaganda em Portugal 2

O que é do conhecimento geral é que a propaganda se inclui num tipo de mensagens que se destinam muito mais a influenciar a opinião do público-alvo a que se dirige do que a veicular informação, sendo o seu uso mais frequente em contexto político.

O que porventura será menos conhecido é o aproveitamento que daí resultou durante a II Guerra Mundial em países que se mantiveram neutrais durante o conflito, como foi o caso de Portugal.

Como quaisquer dos beligerantes, quer individualmente, quer em grupo, se empenhassem em fazer passar a mensagem de que estavam dentro da razão e que as respectivas posições durante a guerra eram as mais favoráveis, houve um enorme manancial de informação propagandística que circulou no nosso país, ou directamente emanada das representações diplomáticas, sob a forma de boletins informativos, postais, exposições fotográficas, para já não dizer documentários ou filmes de ficção, ou ainda pela publicação de folhetos, brochuras, ou até mesmo livros dedicados a publicitar os regimes, os seus líderes, através de discursos ou obras da sua autoria, tentando de alguma forma denegrir a imagem do inimigo ou contar vantagem relativamente ao poderio militar ou até às estruturas sociais, económicas ou familiares.

Existem diversas fontes de informação sobre esta questão, sendo uma das mais interessantes a obra de António José Telo intitulada Propaganda e guerra secreta em Portugal - 1939-1945, da Perspectivas & Realidades, uma edição um tanto ou quanto difícil de obter, não obstante a sua edição datar de 1990. Mas existem algumas ligações para a Internet sobre a propaganda em Portugal, sobre o papel de Portugal durante a II Guerra Mundial, sobre a propaganda, focando especificamente a sua influência na Alemanha nazi, sendo ainda de referir uma base de dados dedicada a este tema, onde merecem destaque algumas curtas-metragens (aqui sob a forma de pequenos excertos) de animação de carácter propagandístico realizadas durante este mesmo conflito mundial.

Aqui ficam apenas mais alguns exemplos de postais publicados em Portugal durante o período de 1939-1945, tanto pela máquina de propaganda alemã como por parte do seu antagonista britânico. Mais tarde iremos referir-nos a outros tipos de documentação.


PROPAGANDA NAZI







PROPAGANDA ALIADA






























Etiquetas: , ,

|