Coisas de outros tempos

Depositório de imagens (e alguns textos) de coisas várias

terça-feira, março 15, 2005

Cadernos escolares


Em tempos que já lá vão, quando a frequência do ensino primária obrigava à aprendizagem dos valores do regime, e na parede da sala de aula havia retratos do Presidente da República e do Presidente do Conselho de Ministros, separados por um crucifixo, havia uma certa tendência para uniformizar alguns dos instrumentos do trabalho escolar, aproveitando-se, simultaneamente, para divulgar nas crianças os já referidos valores e exaltar os sentimentos pátrios.

Quando a aprendizagem da escrita era ainda, muitas vezes, efectuada com canetas de aparo e tinteiros encaixados nas carteiras, em que era luxo apresentar-se de caneta de tinta permanente, nem sempre autorizada, aliás, os cadernos escolares tinham duas linhas para que a caligrafia ficasse certinha e ai de quem não cumprisse as regras.

Para além das linhas, os cadernos escolares constituíam um excelente meio de propaganda política, pelo que as suas capas eram aproveitadas para, através de desenhos, divulgar a Mocidade Portuguesa ou noções históricas que exaltavam determinados acontecimentos, deles dando destaque em desfavor de outros menos abonatórios da história de Portugal.
Aqui ficam alguns exemplos.

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Esta imagem foi rodada em 90 graus para permitir uma melhor leitura. Sendo a contracapa do caderno cuja capa encontramos acima, estava originariamente na posição horizontal. * Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Etiquetas: , ,

|