Coisas de outros tempos

Depositório de imagens (e alguns textos) de coisas várias

sábado, outubro 04, 2008

Os lápis Viarco

A marca Viarco existe desde 1936, muito embora a fábrica que esteve na sua origem remonte a 1907, originária de Vila do Conde e ligada ao grupo Vieira Araújo. Especializou-se no fabrico de lápis, que é basicamente um bastão fino de grafite inserido num cilindro de madeira.

Na origem do lápis terá estado o stylus, muito utilizado pelos romanos, embora a sua origem remonte à Mesopotâmia e ao Egipto, e que era um pedaço de metal fino utilizado para escrever em pequenas tábuas com uma fina camada de cera, que serviam para registar as mensagens e que eram posteriormente transcritas para rolos de papiro.

No século XVI, em Inglaterra, foi descoberto um grande depósito de grafite, tendo os habitantes dessa zona concluído que este material era útil para marcar ovelhas. Dada a dureza e pureza do material, observou-se que era fácil cozê-lo a uma colher de pau, nascendo assim os primeiros lápis, de que este país teve o monopólio durante anos. Eventualmente foram descobertos outros depósitos de grafite, muito embora se chegasse à conclusão de que era necessário desfazer o material em pó e, numa fase posterior, comprimi-lo, de forma a obter um produto com alguma dureza, que pudesse ser convertido em pequenos bastões e colado em meios cilindros de madeira, que depois eram unidos. Esse é, ainda hoje, o processo de fabrico deste utensílio, com maior mecanização e utilizando processos mais sofisticados para se obter, por exemplo, os lápis de cor.

Os lápis Viarco ainda hoje são fabricados e constituíram, durante muitos anos, o material de escrita mais utilizado, tanto nas escolas como em ofícios, nomeadamente na carpintaria.

A fábrica produzia lápis que eram vendidos individualmente, com diversos graus de dureza, desde os mais macios até aos mais duros, lápis de cor, em caixas de seis ou doze unidades, sendo os lápis de marcas estrangeiras muito mais caros, como era o caso dos Caran d'Ache.

O processo de fabrico do lápis pode ser observado num vídeo apresentado nesta página da National Geographic.

Os lápis Viarco ainda hoje se vendem em Portugal. Existe uma loja na baixa de Lisboa que tem à venda estes e outros objectos e materiais de tempos mais recuados. Intitulada A Vida Portuguesa Desde Sempre, situa-se na Rua da Anchieta, nº 11, 1200-023 Lisboa.







    


Etiquetas: ,

|