Coisas de outros tempos

Depositório de imagens (e alguns textos) de coisas várias

sábado, abril 08, 2006

A Tele Semana

Decana das publicações sobre televisão em Portugal, mais especificamente sobre a programação dos canais então existentes, que se limitavam ao primeiro e segundo canais, ainda na fase a preto e branco, a Tele Semana, revista semanal dos programas da TV, surgiu em Janeiro de 1973, e terá durado até 1979, segundo os dados que consegui obter.

Como o título indicava, era uma publicação semanal, que saía às sextas-feiras, e que trazia a programação dos dois canais estatais, bem como uma série de artigos sobretudo sobre as figuras que apareciam nos programas produzidos pela RTP (não havia então produtoras privadas), ou ainda sobre as séries ou os filmes que eram apresentados.

Possuía ainda uma secção de passatempos, e continha alguns cupões para os potenciais candidatos a concursos televisivos.

Tinha inicialmente um formato reduzido, com cerca de 18 centímetros de altura, passando posteriormente para um formato maior.

Detentora do monopólio no género, só bastante mais tarde viu surgirem outras publicações similares, como foi o caso da TV Guia, surgida em 1979, a Tele Guia, cujo primeiro número data de 1992, ou, mais recentemente, o Guia TV Cabo (1995).

Era propriedade da Ediguia, sendo seu director Rui Ressurreição.




Capa do número 67, datado de 3 de Maio de 1974


Etiquetas: , ,

|